O Grupo

A Damião e Cia fundamenta seu trabalho na pesquisa e na realização de um teatro de convenção com foco na comunicação com o público, por meio do reconhecimento, valorização e recriação das várias formas do teatro popular.
O grupo foi fundado em 2012 na cidade de Campinas por artistas bacharéis em Artes Cênicas pela Unicamp. Ao longo de sua trajetória, a Cia buscou proporcionar a expansão do universo simbólico por meio de um teatro vivo e acessível para o grande público, de modo que a experienciação poética e coletiva constitua um importante agente de transformação sociocultural, ao criar rupturas no cotidiano e possibilitar encontros e trocas.
Histórico
O grupo iniciou em 2012 suas pesquisas no campo das manifestações tradicionais brasileiras, entendidas como uma importante expressão da memória cultural de nossa identidade. Através de seus estudos, a companhia entrou em contato com a teatralidade e a musicalidade presentes no Cavalo Marinho, no Maracatu, na Folia de Reis e no Coco. Estes elementos formaram a base para a criação de seu primeiro espetáculo, o qual deu origem a companhia.
Desde sua fundação, a Damião e Cia fundamenta seu trabalho de criação nas variadas formas do teatro popular, buscando a valorização desta tradição, bem como sua recriação em prol do diálogo com a contemporaneidade. Assim, o grupo concentra suas pesquisas de atuação em torno dos artistas populares que levaram a extremos o domínio da arte da interpretação em variadas linguagens e manifestações.
Ao longo de sua trajetória, a companhia criou espetáculos para variados espaços cênicos, utilizando diferentes linguagens artísticas. O grupo produziu peças para rua e para palco, para adultos e crianças, espetáculos cômicos e poéticos, com e sem palavras, de circo, de máscara, de mímica, entre outros. O elemento que unifica estes trabalhos é a comunicação com o púbico, entendida como um fator imprescindível ao possibilitar a ressonância de suas obras com um público tão heterogêneo como o do nosso país.

Mario Santana
(Em memória do amigo e diretor)
“Hoje tem espetáculo? Tem, sim senhor. Hoje tem presepada? Tem, sim senhor.
Somos a Damião e Cia de Teatro. Somos um bando de presepeiros. Afinal, quase tudo é uma festa irresponsável nesse mundocurral de tolos. No ridículo espetáculo da vida, somos mais ridículos ainda.
Por isso, se encoste mais um pouquinho, a praça é de todos, todos podem se aconchegar, o teatro tá na rua e já vai começar. Divirtam-se com a gente!”