As Presepadas de Damião

De como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo

“As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo” narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida – e de toda a humanidade – transformada após a visita de dois misteriosos viajantes.

A comédia farsesca foi dirigida por Mario Santana e estreou em 2012, dando origem a companha.

Nesta montagem, algumas matrizes de expressões regionais da cultura popular brasileira foram escolhidas para a concretização do espetáculo. Assim, a Folia de Reis, o Maracatu, e o Cavalo Marinho, dentre outras, serviram como inspiração para a criação da dramaturgia, personagens, coreografias e músicas.

A linguagem cênica da peça incorpora ainda novas referências da cultura contemporânea e dialoga direta e intensamente com cada público, a cada apresentação.

Dessa forma, a peça conduz o público a um divertido acontecimento coletivo, alimentado pelo clima festivo das festas populares e que tem como herói um sujeito que, acima de tudo, quer viver.

Ficha técnica

Direção: Mario Santana

Texto e trilha sonora: Damião e Cia

Figurino: Antonio Apolinário

Elenco: Cadu Ramos, Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado, Lucas Marcondes, Rodrigo Nasser e Virgílio Guasco

Produção: Fernanda Nunes

Sinopse

Damião é um homem pobre e amigo da vadiagem que tem seu destino transformado ao abrigar dois misteriosos viajantes. Em agradecimento a sua hospitalidade, ele recebe a prenda de três pedidos e acaba impedindo que a Morte cumpra sua sentença. Nesta comédia firmada esteticamente pelas matrizes da cultura popular brasileira, a Damião e Cia narra a história de um anti-herói que simboliza todos os sobreviventes de nosso país que, dia após dia, enganam a morte à sua própria maneira.

Fotografias: Gabriella Zanardi