Andante


“Andante” é um espetáculo itinerante de máscaras, criado originalmente pela premiada companhia de teatro espanhola Markeliñe. Em 2019, a peça foi montada no Brasil com patrocínio do SESC-SP, através da parceria da Cia Markeliñe, da Damião e Cia e da produtora Difusa Fronteira.
A peça consiste na passagem de quatro figuras – um velho, um jovem, uma moça e uma musicista – por cenários espalhados no espaço urbano. Os cenários são formados por sapatos, areia e outros objetos, os quais transformam a rua numa paisagem artística. São objetos trazidos à rua depois de uma maré alta, que devolveu à terra histórias que devem ser contadas. À medida em que transitam pelos cenários, o velho, o jovem e a moça revivem as memórias ali encontradas. Por fim, estas figuras recolhem os objetos, prestando suas últimas homenagens a todas as pessoas que perderam suas vidas em situações terríveis que marcaram diferentes épocas da história mundial. Assim, “Andante” narra de forma poética, sem palavras e com um cuidadoso senso de humor, histórias que não podemos esquecer.


Ficha técnica
Criação: Cia Markeliñe (Espanha)
Atuação: Lara Prado, Rodrigo Nasser e Lucas Marcondes
Música em cena: Esther Alves
Operação de Som: Mauricio Caetano
Figurinos e Cenografia: Atelier Modestamente Revolucionário
Cenotécnica: Cláudio Saltini
Direção de cena: Jose Ramón Martinez
Produção e distribuição: Jon Koldo Vázquez
Produção local: Fernanda Nunes
Sinopse
Depois de uma maré alta, o mar devolveu à terra histórias que devem ser contadas. Por isso, a rua surge cheia de areia e sapatos. Os passantes podem se perguntar: “Como chegaram até aqui? De quem são? O que querem nos dizer?”
“Andante” é um espetáculo que transita pela rua e a transforma em uma paisagem artística. É um teatro de máscaras que narra, de forma poética, sem palavras e com um cuidadoso senso de humor, histórias que não podemos esquecer. Histórias de sapatos anônimos em épocas de guerra. Sapatos que poderiam ser os nossos.


Fotografias: Chico Rivers